quarta-feira, 4 de abril de 2012

Suco de Uva

Finalmente uma receita. Vou colocar aqui algo que experimentei hoje, receita da minha sogra.
Aqui em casa abolimos os sucos de caixinha, em pó ou refrigerantes. Fazemos tudo o mais natural possível, inclusive o refrigerante. Outro dia ensino a receita deste. Hoje vim para comentar sobre os sucos naturais.
Algumas considerações sobre sucos industrializados:
"Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que a maioria das marcas avaliadas de sucos e néctar de frutas contém açúcar e conservantes em excesso.O resultado mostra que os sucos estão longe de ser tão saudáveis quanto as frutas. Muitas bebidas contêm o corante tartrazina, que causa reações alérgicas como a asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetil salicílico." - Diário de Pernambuco
"Os aditivos são produtos químicos acrescentados para dar textura, cor, sabor, aroma ou conservar os alimentos. As conseqüências vão desde alergias a ameaças de câncer. O uso de aditivos químicos é regulamentado por lei, fiscalizado pela vigilância sanitária, mas, não é possível examinar marca por marca. As crianças são as maiores vítimas dos aditivos, porque proporcionalmente comem mais do que os adultos, e porque gostam desse tipo de alimento com corantes e aromatizantes." - Portal São Francisco

Não convém falar mais, sabemos que não fazem bem. As frutas são fáceis de obter e normalmente a proporção é de 2 frutas grandes para 1 litro de água. Isso funciona para goiaba, maçã, maracujá, limão, etc. Laranja você precisará mais, pelo menos umas 6 se for da laranja-pêra. Morango uns 10.
O suco de uva é uma delícia, mas exige mais preparo.
Ganhei esta semana meio quilo de uva Izabel (preta doce). Como não sou muito chegada nos grãos, e já tenho bastante geléia, resolvi fazer o suco. Abaixo está o passo a passo.

ATENÇÃO: USE O AVENTAL! UVA MANCHA E DEPOIS É DIFÍCIL DE TIRAR!!!

1. Pese a uva. 1/2 kg rende 1 litro do suco integral (2 litros de suco quando for beber).
2. Lave-a bem e tire frutas ruins, cabinhos, deixe só o que você comeria (senão o suco ficará azedo). Coloque na panela e prepare o fogão.

3. Coloque água até cobrir os grãos. Ligue em fogo alto e deixe.
4. As uvas vão cozinhar e a fruta sairá da casca. Abaixe o fogo.

5. Meia hora depois estará tudo desmanchando.
6. Quando você ver que a casca está bem mole e desmanchando, deligue, separe uma jarra e a peneira. Vamos coar!

7. Coe aos poucos com ajuda da concha e de uma colher. Faça isso na pia, lembrando que uva mancha!!
8. Aperte bem o bagaço que sobrar na peneira. Você vai querer aproveitar tudo!

9. Pegue esta água coada e volte para a panela (limpa).
10. Adicione 1 xic. de açúcar e ferva mais um pouco para misturar. O açúcar será o conservante natural, do contrário o suco fermentará em 1 dia, com açúcar durará mais de 1 semana.

 11. Espere esfriar um pouco e coloque numa garrafa pet limpa, na medida! Não coloque quente pois deforma a garrafa (descobri isso tarde demais...).
12. Feche bem e guarde na geladeira. Este é o suco integral (concentrado). Depois para fazer o suco que você vai tomar, misture água na proporção 50:50, e adoce a gosto.

Espero que gostem, eu adorei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário