segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bomba de Creme - Minha preferida!

Ahhh desde criança eu SEMPRE gostei de bomba de creme, e recentemente tive a oportunidade de aprender a fazer! Como é legal isso, ser uma curiosa na cozinha e fazer o que sempre gostou!
Bem, a bomba em si não é tão complexa, mas é trabalhosa, pois é feita em 3 partes: A massa de caroline (profiteroles) também conhecida em francês por "choux"; o creme de recheio; e a cobertura de chocolate.
A receita quase completa tirei deste site: http://marisaono.com/delicia/  Não deixe de visitar! Eu adoro as coisas que ela faz, e como explica. Já fiz várias receitas sugeridas por ela, principalmente japonesas, como o Shioga Gari (conserva de gengibre).
Bem, vamos ao processo... 

Pâte à choux (Massa de caroline)
- 100 ml de água
- 45 gramas de manteiga
- 60 gramas de farinha
- 1 pitada de sal
- 2 ovos médios.

Leve ao fogo a água, o sal e a manteiga, até ferver.
Adicione a farinha de uma vez só. Misture, ainda no fogo, até formar uma bola. Continue mexendo, até formar uma casquinha no fundo da panela. Retire do fogo.
Vire em uma tigela e vá incorporando os ovos, um a um, misturando a cada adição, até obter uma massa lisa, que forma uma tira quando cai da espátula. A massa não cai de uma vez, numa pelota pesada da colher. Se estiver ainda dura, junte mais uma colherada ou duas de ovo batido, até atingir o ponto. NESTE PONTO CUIDADO PARA NÃO COLOCAR OVO DEMAIS, OU FICARÁ MUITO MOLE!!!
(continua abaixo)






















Coloque a massa em um saco de confeiteiro, com bico redondo e faça bolas com a massa. Trabalhe sempre com o bico próximo da assadeira. Leve ao forno quente (200 graus) por 15 minutos ou até corar e crescer bem. Reduza para 160 e deixe ficar mais meia hora, até ficar bem leve e seco. Se assar menos, fica um pouco úmido e mais macio. NUNCA, JAMAIS, ABRA O FORNO PARA OLHAR!!!!! Olhe por fora, ficou dourado? Tá ótimo, não abra ou a massinha já era!
As fotos da sequencia acima vieram deste site: http://chefsimon.com/pate-a-chou.html
Se você quiser fazer como a bomba de creme tradicional ela é mais comprida que redonda, quase uma bisnaga. Bem, o formato não importa muito, o melhor mesmo é o gosto.

Depois de assado essa é a cara que ele vai ter:


 
Muito bem, continuando agora falta o creme:
 Custard Cream (Recheio de Creme)
- 500 ml de leite
- 100 gramas de açúcar cristal
- 4 gemas
- 40 gramas de farinha de trigo
- Baunilha à gosto (usei 1 tampinha)

Ferva o leite com o açúcar. Bata as gemas até ficarem claras e ficarem muito leves. Junte a farinha. Despeje o leite quente sobre a mistura, misturando sem parar. Retorne ao fogo até formar um creme consistente. Retire do fogo e acrescente bauninha. Vire em uma tigela, passe uma barra de manteiga gelada na superfície, para unta-la e impedir a formação de película quando esfriar. Leve à geladeira, para gelar.
Depois que ele gelar poderá ficar com bolinhas. Você pode fazer 2 coisas para tirar: ou passa na peneira, ou bate com a batedeira, pois comer com bolinhas não é tão agradável. Faça um furo nas massinhas e recheie bem com o creme gelado. Não maneire no recheio! Depois, se possível tape o furo com a própria massinha, para poder passar o chocolate por cima sem problemas.

O Chocolate (o mais importante! Atenção!)
Fara finalizar,falta passar o chocolate, neste caso você também tem 2 opções: Chocolate normal (também chamado "de recheio") ou de cobertura. O de recheio, que pode ser os de barra da nestle que você compra no mercado, precisam de choque térmico para ficarem duros depois, do contrário ficarão sempre moles. Você derrete em banho maria (NÃO PASSE DE 50 GRAUS) e depois que ele está derretido, coloca aquela travessa dentro de um recipiente com água fria para dar o choque térmico. Depois cobre as massinhas recheadas e coloca em cima de um papel manteiga até esfriar e endurecer. No papel manteiga sai muuuuito fácil.
O chocolate de cobertura, ou fracionado, não precisa de choque térmico. É perfeito para quem nunca trabalhou com chocolate antes, porque, vou te contar, É DIFÍCIL LIDAR COM CHOCOLATE!!
Porém, quando for comprar, certifique-se de comprar uma marca boa e olhar na tabela nutricional se tem gorduras trans. Chocolate fracionado é feito com óleo de palma quebrado por processos mecânicos, NÃO É GORDURAS TRANS (ou gordura vegetal hidrogenada, a qual deixará sua comida com gosto de sabão e faz muito mal à saúde). O que pode ocorrer é que em marcas de baixa qualidade eles misturam as 2 gorduras, e muitas vezes não colocam claramente nas informações nutricionais.
Mais uma coisa, NÃO PODE PINGAR 1 GOTA DE ÁGUA NO CHOCOLATE DERRETIDO!!! Ou o negócio desanda todo.
E por fim, uma dica, se precisar amolecer o chocolate enquanto for derreter, coloque 1 colher de sopa de óleo (milho, soja, canola...). Não coloque creme de leite, leite, água quente ou sei lá. O chocolate tem mais afinidade com coisas gordurosas que com água. Cuidado com a manteiga e margarina, pois elas tem água na composição. Aliás, nunca use margarina, pois ela é feita com gorduras trans. (Mais saudável uma ova!)
Enfim, eu não peguei leve com o chocolate, passei em cima e em baixo. Depois de secar comi e me acabei. Usei o chocolate ao leite, pois o creme não é muito doce, então ficou bom assim. Rende mais ou menos 15 bombinhas. Depende do tamanho que cada um gosta. Vou dizer, se tivesse o balcão da Ana Maria Braga, eu passava em baixo!!!
Eis o resultado aí em baixo:
 Tentei tirar a foto para mostrar o recheio de creme, mas infelizmente a luz não ajudou... e depois disso não sobrou nenhuma bombinha pra tirar outra foto!!! Que delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário