sábado, 10 de novembro de 2012

Tudo acaba em Pizza



Bem, aqui em casa somos adoradores de Pizza (principalmente a ala masculina...), mas este amor encontra alguns "poréns", por exemplo: a pizza congelada pronta nunca é muito boa e precisa ser incrementada; pedir uma pizza boa custa pelo menos 20 reais; as massas prontas para montar a pizza não são tão saborosas e muitas vezes farinhentas, etc etc.
Pizza - Mais de 55 Receitas Fáceis de Fazer, DeliciosasNeste caso, tudo aqui em casa acaba em pizza, literalmente, pois a fazemos completa inclusive a massa.
Esta receita que vou postar é muito boa, tirei de um livro bem legal, mas muito caro na minha opinião, por isso não comprei, só decorei a receita... Se chama "Pizza - Mais de 55 Receitas Fáceis de Fazer, Deliciosas". Ele inclusive tem o formato de uma pizza! (foto ao lado)

Para fazer a massa FINA você vai precisar de:
- 15g de fermento fresco ou 1 e 1/3 colher de chá de fermento seco
- 1x de água morna
- 2x de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal (ou a gosto, eu coloco normalmente 1 inteira)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva (opcional)

*Obs: Esta massa também pode ser integral, colocando 50:50 de cada farinha.
*Obs2: Sempre tenha farinha a mais, caso precise melhorar o ponto.

Aí vai o passo a passo, já que lidar com fermento biológico pode ser pouco problemático:

 1. Faz parte da minha organização na cozinha separar todos os ingredientes primeiro na bancada, assim evito surpresas caso falte alguma coisa.
2. Coloque metade da farinha na travessa, reserve o resto para amassar e sovar. Misture o sal AQUI, nesta hora, deixe ele bem misturado na farinha. (Lembre-se que fermento e sal não se dão bem, então eles não podem se encontrar diretamente).
 3. Misture o fermento na água morna (tipo leite de bebê, não pode ser quente, mais de 50 graus mata o fermento). Reserve por 5 minutos.
4. Depois coloque na farinha.
 5.Acrescente o azeite de oliva (deixa um gosto bom, mas não é exatamente necessário).
6. Misture e vá acrescentando aos poucos a farinha restante.

7. A hora que ficar consistente, você deve passar para a bancada.
8. Abandone a colher e mãos à obra!

9. Vá misturando a farinha até dar o ponto. Não coloque farinha demais!
10. Sove bastante, por uns 10 minutos. Você vai saber quando a massa está no ponto da seguinte forma: SENTINDO! Parece estranho, mas é assim, fazer o que! Ela fica lisinha, macia, fofinha, parece a pele de  neném. Fica agradável ao toque.
11.Coloque num prato polvilhado com farinha.
12. Tape com um pano e deixe descansar num lugar quentinho, sem muito vento (eu deixo no forno). Ela vai dobrar de tamanho. Não fique conferindo se já cresceu, esqueça ela lá por pelo menos 1 hora!
13. (faltou foto) Enquanto ela cresce, lave a louça, prepare os recheios, etc...

14. Dobrou de tamanho? Beleza, agora não fique mexendo muito nela ok?
15.Aqui vem uma parte interessante. Se quer a massa beeeem fininha e crocante, divida essa massa original em 2, para dar 2 pizzas. Se gosta da massa um pouco mais grossa e consistente, use a original mesmo.

16. Estique ela um pouco com os dedos e com as costas das mãos.
17. Polvilhe uma bancada, coloque a massa e polvilhe mais farinha por cima. É polvilhar, não enfarinhar certo? (mais farinha muda o ponto da massa, é só para não grudar). Estique com um rolo o quanto for necessário. Não aconselho dobrar e sovar muito, porque isso não é pão, não mexa muito na massa pois ela perderá um pouco da elasticidade, e JAMAIS abra a massa sobre o mármore frio. NUNCA!

17. Assim que estiver pronta, coloque delicadamente sobre a forma untada.
18. Dobre a pontinha dela toda, para não cair recheio fora.

19.  O recheio será sobre ela crua mesmo. Coloque o molho de tomate (de preferência faça, pois pomarola não é lá essas coisas. O Queijo vem logo em seguida. (relaxe, você poderá colocar mais em cima se quiser, mas é assim que eles fazem na pizzaria, eu vi).
20. No meu caso, recheei em seguida com tomate e lombo canadense, fica muito bom! Depois acrescente outras coisas, cebola, azeitona, orégano, etc...

21. Você pode deixar cortadinha antes de assar, fica mais fácil. Asse por uns 15 a 20 min em fogo alto e Voilà, é só comer! Hummmmmmm!
22. Se fizer 2 massas, ou se quiser deixar pronta para um outro dia, é só pré-assar por uns 5-10 min e congelar. Ela fica branquinha assim mesmo, mas deixe esfriar no forno, senão ela entorta.

Sugestão de recheios:
- Calabresa (Sadia ou uma marca boa, por favor), cebola, azeitona, pimentão;
- Muzzarela de búfala com tomate seco e rúcula;
- Lombo canadense com abacaxi e geléia de pimenta - HOT!!! MUITO BOM!
- Brócolis ou milho ao molho branco;
- 4 ou 5 queijos (Gorgonzola, Provolone, Parmesão, Muzzarela, Catupiry) e Champignon;
- Pepperoni com cebola em rodelas e azeitona;
- Banana com chocolate;
- Chocolate com amendoim e doce de leite (Charge);
- Chocolate, creme de avelã (Nutella) e nozes;

E muitos outros... Gostoso né? Agora tá na hora de comer! Com licença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário