segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Kitchen Boss 2

Como já falei em outro post, sou fã do Kitchen boss. Certo dia, procurando inspiração para o almoço e morrendo de vontade de comer um frango assado recheado, fui procurar uma receita muito interessante do Buddy. Acontece que aquele site do TLC não mostra mais as receitas no link que eu passei no post antigo (pelo menos não todaS), não sei o motivo. Acabei não encontrando a receita que queria mas lembrei dela e dei um jeitinho brasileiro-italiano, sabe como é...
Para quem não consegue um frango assado no dia que quer, para quem fará um almoço com apenas 2 pessoas, para quem é um apreciador apenas do peito do frango, ou para quem simplesmente curte o Buddy e suas receitas, segue abaixo o Peito de Frango Recheado a la Buddy:

Peito de Frango Recheado a la Buddy
Para o frango:
- 1 peito de frango inteiro sem osso (1/2 para cada pessoa) divida antes de rechear
- ingredientes para marinar (alho, azeite de oliva, sal, vinagre/limão, sálvia, alecrim, água)
 * Tempere, tampe com um plástico e deixe marinando na geladeira por pelo menos 1 hora.

Para o recheio:
- Farofa Buddy (refogue uma cebola e um alho ralado, coloque um pouco mais de azeite e frite a farinha de mandioca (torrada é mais fácil) ou de rosca até ficar dourada (cuidado para não queimar, faça em fogo baixo); acrescente temperinho verde, parmesão e sal.
- Extras: cenoura ralada, azeitona, talos e folhas diversas, ricota, etc.
  * Nesse meio tempo já ligue o forno em temperatura média (180-200 graus)
 

Para rechear:
- Abra o peito de frango (já dividido com cuidado) e onde tiver espaço, coloque bastante recheio.
- Faça talhos cuidadosos com a faca em cima do peito (mais fundos do que abertos) e vá recheando; 2 a 3 lugares já está bom, afinal você vai querer o recheio depois!
- Feche com palitos de dente. Cuidado para não pegar muito na beirada ou rechear muuuito, que a carne pode rasgar.
 * Guarde um pouco do marinado para depois!

 Para assar:
- Unte com manteiga uma assadeira, disponha os frangos fechadinhos com palito, e coloque para assar. Leva quase 1 hora, ou até dourar em cima.
- De vez em quando abra o forno, tire e jogue um marinado por cima para não ficar tão seco.
Para comer:
- Putz, acho que esse eu não preciso explicar, mas como é bom mostrar o resultado, aí está:
 Ficou uma delícia, está na lista de repetições. Para os interessados, o pepino em conserva fui eu que fiz, outra hora ensino a receita do papai. Como outros acompanhamentos foram: Cerveja IPA feita artesanalmente pelo meu amado; pepino em conserva feito por mim; salada de grão de soja e arroz com temperinho verde. Ufa, até sobrou comida!

Bomba de Creme - Minha preferida!

Ahhh desde criança eu SEMPRE gostei de bomba de creme, e recentemente tive a oportunidade de aprender a fazer! Como é legal isso, ser uma curiosa na cozinha e fazer o que sempre gostou!
Bem, a bomba em si não é tão complexa, mas é trabalhosa, pois é feita em 3 partes: A massa de caroline (profiteroles) também conhecida em francês por "choux"; o creme de recheio; e a cobertura de chocolate.
A receita quase completa tirei deste site: http://marisaono.com/delicia/  Não deixe de visitar! Eu adoro as coisas que ela faz, e como explica. Já fiz várias receitas sugeridas por ela, principalmente japonesas, como o Shioga Gari (conserva de gengibre).
Bem, vamos ao processo... 

Pâte à choux (Massa de caroline)
- 100 ml de água
- 45 gramas de manteiga
- 60 gramas de farinha
- 1 pitada de sal
- 2 ovos médios.

Leve ao fogo a água, o sal e a manteiga, até ferver.
Adicione a farinha de uma vez só. Misture, ainda no fogo, até formar uma bola. Continue mexendo, até formar uma casquinha no fundo da panela. Retire do fogo.
Vire em uma tigela e vá incorporando os ovos, um a um, misturando a cada adição, até obter uma massa lisa, que forma uma tira quando cai da espátula. A massa não cai de uma vez, numa pelota pesada da colher. Se estiver ainda dura, junte mais uma colherada ou duas de ovo batido, até atingir o ponto. NESTE PONTO CUIDADO PARA NÃO COLOCAR OVO DEMAIS, OU FICARÁ MUITO MOLE!!!
(continua abaixo)






















Coloque a massa em um saco de confeiteiro, com bico redondo e faça bolas com a massa. Trabalhe sempre com o bico próximo da assadeira. Leve ao forno quente (200 graus) por 15 minutos ou até corar e crescer bem. Reduza para 160 e deixe ficar mais meia hora, até ficar bem leve e seco. Se assar menos, fica um pouco úmido e mais macio. NUNCA, JAMAIS, ABRA O FORNO PARA OLHAR!!!!! Olhe por fora, ficou dourado? Tá ótimo, não abra ou a massinha já era!
As fotos da sequencia acima vieram deste site: http://chefsimon.com/pate-a-chou.html
Se você quiser fazer como a bomba de creme tradicional ela é mais comprida que redonda, quase uma bisnaga. Bem, o formato não importa muito, o melhor mesmo é o gosto.

Depois de assado essa é a cara que ele vai ter:


 
Muito bem, continuando agora falta o creme:
 Custard Cream (Recheio de Creme)
- 500 ml de leite
- 100 gramas de açúcar cristal
- 4 gemas
- 40 gramas de farinha de trigo
- Baunilha à gosto (usei 1 tampinha)

Ferva o leite com o açúcar. Bata as gemas até ficarem claras e ficarem muito leves. Junte a farinha. Despeje o leite quente sobre a mistura, misturando sem parar. Retorne ao fogo até formar um creme consistente. Retire do fogo e acrescente bauninha. Vire em uma tigela, passe uma barra de manteiga gelada na superfície, para unta-la e impedir a formação de película quando esfriar. Leve à geladeira, para gelar.
Depois que ele gelar poderá ficar com bolinhas. Você pode fazer 2 coisas para tirar: ou passa na peneira, ou bate com a batedeira, pois comer com bolinhas não é tão agradável. Faça um furo nas massinhas e recheie bem com o creme gelado. Não maneire no recheio! Depois, se possível tape o furo com a própria massinha, para poder passar o chocolate por cima sem problemas.

O Chocolate (o mais importante! Atenção!)
Fara finalizar,falta passar o chocolate, neste caso você também tem 2 opções: Chocolate normal (também chamado "de recheio") ou de cobertura. O de recheio, que pode ser os de barra da nestle que você compra no mercado, precisam de choque térmico para ficarem duros depois, do contrário ficarão sempre moles. Você derrete em banho maria (NÃO PASSE DE 50 GRAUS) e depois que ele está derretido, coloca aquela travessa dentro de um recipiente com água fria para dar o choque térmico. Depois cobre as massinhas recheadas e coloca em cima de um papel manteiga até esfriar e endurecer. No papel manteiga sai muuuuito fácil.
O chocolate de cobertura, ou fracionado, não precisa de choque térmico. É perfeito para quem nunca trabalhou com chocolate antes, porque, vou te contar, É DIFÍCIL LIDAR COM CHOCOLATE!!
Porém, quando for comprar, certifique-se de comprar uma marca boa e olhar na tabela nutricional se tem gorduras trans. Chocolate fracionado é feito com óleo de palma quebrado por processos mecânicos, NÃO É GORDURAS TRANS (ou gordura vegetal hidrogenada, a qual deixará sua comida com gosto de sabão e faz muito mal à saúde). O que pode ocorrer é que em marcas de baixa qualidade eles misturam as 2 gorduras, e muitas vezes não colocam claramente nas informações nutricionais.
Mais uma coisa, NÃO PODE PINGAR 1 GOTA DE ÁGUA NO CHOCOLATE DERRETIDO!!! Ou o negócio desanda todo.
E por fim, uma dica, se precisar amolecer o chocolate enquanto for derreter, coloque 1 colher de sopa de óleo (milho, soja, canola...). Não coloque creme de leite, leite, água quente ou sei lá. O chocolate tem mais afinidade com coisas gordurosas que com água. Cuidado com a manteiga e margarina, pois elas tem água na composição. Aliás, nunca use margarina, pois ela é feita com gorduras trans. (Mais saudável uma ova!)
Enfim, eu não peguei leve com o chocolate, passei em cima e em baixo. Depois de secar comi e me acabei. Usei o chocolate ao leite, pois o creme não é muito doce, então ficou bom assim. Rende mais ou menos 15 bombinhas. Depende do tamanho que cada um gosta. Vou dizer, se tivesse o balcão da Ana Maria Braga, eu passava em baixo!!!
Eis o resultado aí em baixo:
 Tentei tirar a foto para mostrar o recheio de creme, mas infelizmente a luz não ajudou... e depois disso não sobrou nenhuma bombinha pra tirar outra foto!!! Que delícia!

sábado, 10 de novembro de 2012

Cozinhando com o Cachorro?

Bem, eu não sou japonesa, nem sequer tenho ascendência, mas adoro esta culinária. Não tenho certeza se é por curiosidade quando eu assistia desenhos japoneses, aquelas comidas interessantes me atraiam muito, e até hoje, sou fascinada.
Sempre procuro coisas interessantes para fazer da janta uma refeição diferente e inovadora, e isso sim é um desafio. Num belo dia encontrei uma receita de Omurice  (Rice Omelete = Omelete de arroz).
Não sei se é uma receita criada no japão, mas é muuuuuuuito popular entre eles. Fiquei curiosa e resolvi fazer. O interessante é que você aproveita sobras, por exemplo aquele arroz do meio dia, além disso é muito rápida de fazer.
Esta receita eu peguei de um vídeo no youtube. O Interessante é que se chama Cooking with the Dog, narrado em inglês, executado por uma japonesa e acompanhado pelo cachorro (um poodle)!
Nesta série de vídeos tem muuuuuuuuitas receitas deliciosas tradicionais ou favoritas aos japoneses incluindo o Melon Pan e o Custard Pudding - famosíssimos! Mas também tem bento, meatbun, rolinho primavera, sushi, nooooossa, muitas outras, acessem: http://www.youtube.com/user/cookingwithdog  Vale a pena!
A notícia ruim é que é todo em inglês, para quem não fala fica complicado, mas as receitas estão anotadas embaixo do vídeo, pode usar o google tradutor com elas ok?
 
(este não é o meu, mas ele ficou bem assim ok?)

Enfim, para fazer o Omurice (serve 2 pessoas):
*Carne do recheio:
- 130g de frango (opcional, eu fiz sem e ficou muito bom) temperado com sal e pimenta.
*Risoto:
-1 dente de alho
-1/2 cebola
- 4 Champignons
- 1 colher de sopa de vinho branco
- 200g de tomate picado
-1 colher de sopa de ketchup ou molho de tomate
-1/2 cubo de caldo (de frango ou legumes)
- 1 folha de louro
- 30g  Ervilhas
congeladas
- Azeite Sal e Pimenta

- Sugestão p/ outros: Pimentão, milho, azeitona, couve flor, brócolis, vagem...
- 280g de arroz cozido

* Omelete:
  4 ovos (2 paca cada pessoa)
- 2 colher de chá de creme de leite
- Azeite Sal & Pimenta

O negócio é mais simples do que parece. Refogue a carne antes, acrescnte a cebola e o alho, frite mais um pouco. Em seguida vem o caldo, o tomate, o molho, o louro, a pimenta, o vinho branco. Se quiser por outros legumes, faça isso na sequencia para cozinharem um pouco. Por fim coloque o champignon, as ervilhas e o arroz. Refogue mais um pouco, acerte o sal, e pronto. Reserve.
O omelete é fácil, bata o ovo, coloque o creme de leite (ou leite com 1 colh. sobremesa de maisena), o sal/pimenta. Na frigideira coloque o oleo até esquentar bem. Teste antes com 1 gotinha do ovo batido, precisa fritar na hora! Assim, despeje o ovo, bata com o fuê por 5 segundos e deixe fritar até levantar um pouco as bordas (sem queimar!). Em cima ficará quase cozido. Coloque o risoto ainda quente e ele cozinhará o que faltou no ovo. Deve ser colocado bem no meio e ajeitado. Empurre as bordas do ovo para cima do bolo de arroz, e vá conduzindo esse omelete recheado até a ponta da frigideira, e despeje no prato. Se desmanchou um pouco, arrume com as mãos, fazer o quê, ninguém acerta de primeira!
Para finalizar, passe katchup em ziguezague por cima, sirva com salada. O bom mesmo é comer de colher.
Use um katchup bom hein! Se não der pra comprar o Heinz que é o melhor e mais caro, compre helmans ou alguma dessas marcas melhores. Katchup ruim é triste!
Assista o vídeo para o passo a passo e boa refeição. Eu adorei! 
http://www.youtube.com/watch?v=WTf5EgVY5uU&feature=relmfu  

Tudo acaba em Pizza



Bem, aqui em casa somos adoradores de Pizza (principalmente a ala masculina...), mas este amor encontra alguns "poréns", por exemplo: a pizza congelada pronta nunca é muito boa e precisa ser incrementada; pedir uma pizza boa custa pelo menos 20 reais; as massas prontas para montar a pizza não são tão saborosas e muitas vezes farinhentas, etc etc.
Pizza - Mais de 55 Receitas Fáceis de Fazer, DeliciosasNeste caso, tudo aqui em casa acaba em pizza, literalmente, pois a fazemos completa inclusive a massa.
Esta receita que vou postar é muito boa, tirei de um livro bem legal, mas muito caro na minha opinião, por isso não comprei, só decorei a receita... Se chama "Pizza - Mais de 55 Receitas Fáceis de Fazer, Deliciosas". Ele inclusive tem o formato de uma pizza! (foto ao lado)

Para fazer a massa FINA você vai precisar de:
- 15g de fermento fresco ou 1 e 1/3 colher de chá de fermento seco
- 1x de água morna
- 2x de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal (ou a gosto, eu coloco normalmente 1 inteira)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva (opcional)

*Obs: Esta massa também pode ser integral, colocando 50:50 de cada farinha.
*Obs2: Sempre tenha farinha a mais, caso precise melhorar o ponto.

Aí vai o passo a passo, já que lidar com fermento biológico pode ser pouco problemático:

 1. Faz parte da minha organização na cozinha separar todos os ingredientes primeiro na bancada, assim evito surpresas caso falte alguma coisa.
2. Coloque metade da farinha na travessa, reserve o resto para amassar e sovar. Misture o sal AQUI, nesta hora, deixe ele bem misturado na farinha. (Lembre-se que fermento e sal não se dão bem, então eles não podem se encontrar diretamente).
 3. Misture o fermento na água morna (tipo leite de bebê, não pode ser quente, mais de 50 graus mata o fermento). Reserve por 5 minutos.
4. Depois coloque na farinha.
 5.Acrescente o azeite de oliva (deixa um gosto bom, mas não é exatamente necessário).
6. Misture e vá acrescentando aos poucos a farinha restante.

7. A hora que ficar consistente, você deve passar para a bancada.
8. Abandone a colher e mãos à obra!

9. Vá misturando a farinha até dar o ponto. Não coloque farinha demais!
10. Sove bastante, por uns 10 minutos. Você vai saber quando a massa está no ponto da seguinte forma: SENTINDO! Parece estranho, mas é assim, fazer o que! Ela fica lisinha, macia, fofinha, parece a pele de  neném. Fica agradável ao toque.
11.Coloque num prato polvilhado com farinha.
12. Tape com um pano e deixe descansar num lugar quentinho, sem muito vento (eu deixo no forno). Ela vai dobrar de tamanho. Não fique conferindo se já cresceu, esqueça ela lá por pelo menos 1 hora!
13. (faltou foto) Enquanto ela cresce, lave a louça, prepare os recheios, etc...

14. Dobrou de tamanho? Beleza, agora não fique mexendo muito nela ok?
15.Aqui vem uma parte interessante. Se quer a massa beeeem fininha e crocante, divida essa massa original em 2, para dar 2 pizzas. Se gosta da massa um pouco mais grossa e consistente, use a original mesmo.

16. Estique ela um pouco com os dedos e com as costas das mãos.
17. Polvilhe uma bancada, coloque a massa e polvilhe mais farinha por cima. É polvilhar, não enfarinhar certo? (mais farinha muda o ponto da massa, é só para não grudar). Estique com um rolo o quanto for necessário. Não aconselho dobrar e sovar muito, porque isso não é pão, não mexa muito na massa pois ela perderá um pouco da elasticidade, e JAMAIS abra a massa sobre o mármore frio. NUNCA!

17. Assim que estiver pronta, coloque delicadamente sobre a forma untada.
18. Dobre a pontinha dela toda, para não cair recheio fora.

19.  O recheio será sobre ela crua mesmo. Coloque o molho de tomate (de preferência faça, pois pomarola não é lá essas coisas. O Queijo vem logo em seguida. (relaxe, você poderá colocar mais em cima se quiser, mas é assim que eles fazem na pizzaria, eu vi).
20. No meu caso, recheei em seguida com tomate e lombo canadense, fica muito bom! Depois acrescente outras coisas, cebola, azeitona, orégano, etc...

21. Você pode deixar cortadinha antes de assar, fica mais fácil. Asse por uns 15 a 20 min em fogo alto e Voilà, é só comer! Hummmmmmm!
22. Se fizer 2 massas, ou se quiser deixar pronta para um outro dia, é só pré-assar por uns 5-10 min e congelar. Ela fica branquinha assim mesmo, mas deixe esfriar no forno, senão ela entorta.

Sugestão de recheios:
- Calabresa (Sadia ou uma marca boa, por favor), cebola, azeitona, pimentão;
- Muzzarela de búfala com tomate seco e rúcula;
- Lombo canadense com abacaxi e geléia de pimenta - HOT!!! MUITO BOM!
- Brócolis ou milho ao molho branco;
- 4 ou 5 queijos (Gorgonzola, Provolone, Parmesão, Muzzarela, Catupiry) e Champignon;
- Pepperoni com cebola em rodelas e azeitona;
- Banana com chocolate;
- Chocolate com amendoim e doce de leite (Charge);
- Chocolate, creme de avelã (Nutella) e nozes;

E muitos outros... Gostoso né? Agora tá na hora de comer! Com licença!